quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Letônia

Depois de passar pela Estônia, fomos para a Letônia.

Conhecemos Riga, capital da Letônia, situada às margens do Mar Báltico, região que já pertencera à antiga União Soviética.

   Fatos muito interessantes aconteceram.

Sem títuloDSCN6090DSCN6092

Os jardins são esplendorosos, principalmente, para quem tem uma baixíssima temperatura de inverno com 20 ou 30 graus abaixo de zero.

DSCN5972DSCN5981DSCN5983DSCN6122DSCN6119

Monumento à Liberdade

DSCN5989

É um memorial em honra aos soldados mortos, em ação, durante a Guerra da Independência da Letônia.

A arquitetura gótica enfeita o centro histórico de Riga.

Este é o Edifício da Prefeitura, a “House of the Blackheads”

DSCN6012

Um fato inusitado aconteceu comigo.

Adoro plantas e jardins. Fotografando estes alvos, perdi-me da excursão e tive de ficar conhecendo a cidade sozinha, até o encontro com o marido e os amigos, em frente à praça da Liberdade. Um movimento de policiais e pessoas vestidas, formalmente, ali se encontravam.

Pensei em policiamento por um fato grave.

Mas, era a visita do político israelense, Shimon Peres, que visitava a Letônia.

DSCN6047DSCN6030

Depois do cerimonial com flores, em homenagens aos mortos locais, uma senhora ao meu lado, chamou o presidente, que veio ouvir suas queixas, eu penso, pois não entendo russo.

DSCN6031

Ele foi tão educado com os dois senhores, que resolvi chamá-lo, pois estava bem ao meu lado, claro, acompanhado de seguranças e canais de TV.

  Ele veio ao meu encontro e disse-lhe que gostei muito da cidade, Riga, capital da Letônia.

Parece que gostou do que eu disse, pois sorriu, como um alívio, diante da crítica que ouvira anteriormente.

O fato está documentado neste vídeo.


Fomos muito emocionados, depois de contar ao meu marido este evento, almoçar em um restaurante medieval.

Parecia uma caverna, com tudo muito rústico, mas a comida

deliciosa.

DSCN6055DSCN6084DSCN6062DSCN6130

A sobremesa, um sorvete, foi um outro destaque-surpresa.

DSCN6071

A viagem ainda havia novos roteiros: O Rundales Pils.

O mais importante palácio barroco na Letônia e um dos mais importantes monumentos históricos do país, sendo referido, muitas vezes, como o Versailles do Báltico.

DSCN6171DSCN6189DSCN6161DSCN6205DSCN6175DSCN6180DSCN6158

Jardins do Rundales que realmente lembram Versalles.

DSCN6229DSCN6233

Nenhum comentário:

Postar um comentário