sábado, 2 de fevereiro de 2013

Montreux, Vevey, Lausane e Berna em poucas horas.

Este circuito, pela total falta de tempo, foi feito um em cada dia e, muito corrido, pois queríamos ter uma visão geral destes pitorescos lugares da Suíça.
 
 
A Suíça é uma nação com repúblicas e comunidades que, em 1848, uniram-se em um Estado Federal, divido em 23 unidades denominadas de  cantões. Por estas razões, há quatro línguas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. Em Montreux, o nosso próximo destino, o idioma predominante é o francês.
 
1. MONTREUX

 

 
Montreux é uma cidadezinha com quase 26 mil habitantes e é cheia de charme. Está localizada no extremo leste do Lago Léman (ou Lago Genebra). Aos pés de uma grande montanha, o ambiente é de pura calmaria É, além de tudo, uma estância balneária turística e de reputado charme.

 
 
 



 
 
Famosa mundialmente pelo Festival de Jazz, abriga também algumas das melhores escolas de hotelaria da Suíça e os esportes de inverno têm lugar assegurados em Les Pléiades, muito próximo, a Vevey, nosso rumo do dia seguinte.
 
 
Montreux impõe-se, diante do Lago Léman, com uma paisagem deslumbrante e, ao fundo, os impressionantes montes dos Alpes. A primeira caminhada foi pela Promenade Fleuri, a passarela de onze quilômetros que se estende por toda a margem do lago.
 
 
 

 
 O lado de Vevey é mais calmo e mais arborizado e com menos restaurantes.




Do outro lado, é bem mais agitado, com diversos restaurantes e bares. Um dos destaques é a estátua de Freddie Mercury, o vocalista da banda britânica Queen, que residiu em Montreux, parte de sua juventude.










Montreux é conhecida também como a Riviera Suíça, uma das mais caras do mundo. Existe uma clara influência francesa na construção da área do lago, com edifícios inspirados na Belle Epoque francesa e um comércio de muito bom gosto.

 

 






2. VEVEY


 

 
Vevey (lê-se “Vivii”) é uma cidade do Cantão do Vaud, uma estância de férias da Riviera Suíça, a seis minutos de trem de Montreux.
 
 
 
 
 


 
 
 
Tem-se notícia desse recanto de pouco mais de 3 quilômetros, de que a sua existência é dos tempos romanos (chamada de Viviscus) e sabe-se que o filósofo grego, Ptolomeu, já fazia referência sobre Vevey.

 
 
 

 É situada à margem norte do lago Léman e tem 17 mil habitantes. Em Vevey, morou durante muitos anos, até os últimos dias de sua vida, o ator Charles Chaplin, conhecido lá como Charlot.

Foi no decorrer do século XIX, que surgiram inúmeras indústrias, com destaque para a fábrica de leite em pó: a Nestlé.

 












 
  
    E... Um chocolate bem quente para celebrar a partida  e o prazer de conhecer Vevey. Uma honra!



3. LES PLÉIADES


 
O trem de cremalheira sai de Vevey Blonay e passa por umas estações intermediárias que leva os visitantes a Les Pléiades, local perfeito para caminhadas encantadoras e uma exposição ao ar livre. Nesta rota panorâmica e de picos cobertos de neve, o visitante tem uma vista única de uma belíssima estação de esqui nas geleiras suíças.




 
No caminho, os passageiros com um figurino bem familiar ao local, sobem ao trem que os conduzirá às geleiras locais. 





E subimos, no trenzinho e subimos mais e o panorama mais fantástico!




Mais alto. Até onde mais?





Fico pequena diante da natureza tão exuberante e se impondo diante de tudo e de todos. Não se importa com nada, nem com ninguém: neva mesmo!




Crianças brincando com a neve. Incrivelmente, incrível!



 

                                                           Sol e neve! Momento de esplendor da natureza!




Escola de Ski. O máximo!
 
 
 
 



Hora de retornar. Voltamos com o trem de cremalheira repleto de crianças que haviam acabado suas aulas de ski.







4. LAUSANNE

 

 Lausanne é a segunda maior cidade às margens do Lago Genebra.  É banhada pelo Léman e é construída sobre três montanhas rodeadas pelas encostas cobertas de vinhedos.

Os romanos fizeram um acampamento militar, sobre um antigo povoado celta, ao qual deram o nome de Lousanna, passando mais tarde, por um período em que foi dominada por Berna. Após as Guerras Napoleônicas, a cidade viu seu antigo prestígio voltar.

Em pouco tempo e a pé, percorre-se o circuito histórico de Lausanne. Pequenas ruelas, com cafés, restaurantes e butiques apresentam a paisagem urbana. É uma cidade bastante comercial, mas com um centro histórico, com características medievais, como a belíssima catedral gótica.



                                                            Centro histórico

 

As cidades são muito próximas e a estação ferroviária é perfeita para a conexão.

 









                                               Parte frontal do Palácio da Justiça









                                                              Palácio da Justiça
 

                                                  Lojas de roupas de inverno
 


 Perfumaria


                                                  Lojas de instrumentos musicais

 
                                                       Chocolates suíços deliciosos!



Uma neve tênue veio para a despedida. Bem-vinda! E até um outro dia!



 

 
 
5. BERNA

 

 
Berna é a capital da Suíça . A cidade conta com 133. 920 habitantes e tem uma area de 51,6 km² e é atravessada pelo rio Aar.


 

 


 


 
Berna está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval de sua Cidade Antiga, que conseguiu atravessar os séculos.



 


 
                        Casas com telhados semelhantes, com harmonia, próprios para escorrer a neve.


A Torre do Relógio é uma das maiores atracões turísticas de Berna. Essa torre, que havia servido várias vezes de prisão, converteu-se no campanário depois do incêndio de 1405. Debaixo do grande relógio se encontra o relógio astronômico com a hora solar. Ao lado deles estão as figuras mecânicas (1527 – 1530).

 

 


 

 


                          Vitrinas de chocolates maravilhosas e convidativos!


        A despedida foi com sabor de chocolates ornamentados e maravilhosos!
 
 








"






 
 

5 comentários:

  1. Que luxo o comércio de Montreux, mas a natureza também é privilegiada. Quanta riqueza para mostrar e para passar, Regina. Vc deve estar leve, revigorada!!! É a realização de um sonho. Vc merece, pq corre atrás.

    ResponderExcluir
  2. Vevey (Vivii), realmente estando lá, deve-se viver mais um sonho. Lugar que acolheu Charles Chaplin, que trouxe tanta alegria pra humanidade.
    Gostei de saber sobre a Nestlé. Inimaginável um passeio por lá. Lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais neve...Les Pléiades, como vc mesma disse: "Fico pequena diante da natureza tão exuberante". Bacana foram as crianças brincando na neve. Que coincidência!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de Lausanne. Aconchegante, menos neve. Comércio interessante, iclusive os chocolates suíços...hum!!! Catedral gótica linda. E acima de tudo os leões de lá não atacam, vc bem pertinho protegida por eles e pela JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  5. Como vc cita no Blog: "Berna está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval de sua Cidade Antiga, que conseguiu atravessar os séculos". Isso prova a qualidade de vida sustentável desse povo. A propósito, vc depositou "algum" no Credit Suisse? Traindo sua pátria, não é???

    ResponderExcluir