quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ambiguidades em Punta Arenas



    Como achar um lugar mais bonito do que os mistérios de Ushuaia? Punta Arenas é capital da Região de Magalhães e Antártica Chilena. Situada às margens do Estreito de Magalhães? Interessou-me porque também levo Magalhães em meu nome.


      Entendi tudo logo, sem nenhuma expectativa de enxergar o além. Por exemplo: foi o principal porto de navegação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, até a abertura do Canal do Panamá, no começo do século XX. Coisas dos homens que transformam tudo do dia para a noite. Assim: agora vai reinar o Canal de Panamá, entendem-me? Comércio mais rápido e mais barato!   
   Pela arquitetura, foi visível, mais uma vez, que ali estava a presença dos imigrantes europeus. Fascina-me entender a história de um povo por meio da arquitetura, olhar casas, estilos e histórias de povoamentos. Como os europeus foram adiantados em tecnologia e construções e também quanta ambição! Estão por toda parte na América. Inclusive na religiosidade.





   Prosseguindo: o guia nos levou primeiramente ao Cemitério de Punta Arenas que possui belos mausoléus e jardins. Bonito sim. Mas a um cemitério? Parecia impossível esquecer-me de que estava no Fin del Mundo. Bonito, sim.
   Ah! Vi jardins feitos pelo homem. Não era a antureza virgem. Para não ficar muito tempo, claro! Buscava vida, amor, encontro e fascinação. Nem ver mais pingüins preto no branco, na Ilha Magdalena e Seno Otway.


                                                       Cemitério de Punta Arenas

   
      Então, deixamos o cemitério, com muito respeito e chegamos ao Mirante do Cerro de la Cruz de onde foi possível observar toda a cidade e o Estreito de Magalhães ao fundo.



       Detalhe: por estar localizada em uma região remota, Punta Arenas possui Zona Franca na qual é possível comprar produtos com isenção de impostos.
     Apreciamos a culinária de Punta Arenas: salmão no almoço. Saboroso e até tirei uma foto no local que disseram que havia o rei do vendedor de salmão.


       Voltamos para o navio, que será um capítulo à parte. Eu prometo apresentar minha morada fluida de 15 dias. Acabou o passeio. Precisava pensar mais. Sentir saudades da Argentina Ou abandono ?
     Eu, tão objetiva, com facilidade de decisões. Acertar e aprender no erro. Agora, nessa tal de ambiguidade contemporânea. Estranho e novo para mim.


Um comentário:

  1. O que mais nos queremos? O Pai nos enfeita a natureza para nos deleitarmos com ela, fabrica a cada segundo, flores e frutos variados e lindíssimos, a ponto de nos deixar extasiados. Somente agradecer tanta gentileza, não é mesmo, Regina?!

    ResponderExcluir