sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sem escolhas




No dia seguinte, aportamos em Valparaíso, uma importante cidade portuária do Chile. Muitos conteiners, caminhões e trabalhadores. O progresso e a organização estão aqui.
Íamos deixar o navio, as lembranças dos lugares visitados, as amizades, a contemplação da natureza jamais vista. Chorava por ti, Argentina e já com saudades do Chile, amigo de emoções e deslumbramentos. Tudo tem começo, meio e fim. A resignação, diante dos fatos, faz-se necessária. Assim é a vida.
Com as malas na mão, pegamos um transfer no porto e, em uma hora e meia, estávamos em Santiago. Chegamos ao Hotel Pablo Neruda. Foi tudo! Poeta chileno maior que já dizia: “A verdade é que não há verdade”.



 Por que eu teimava em decidir uma paixão por um lugar? Por que me cobrar uma decisão que deve ser espontânea? Sentia um gosto amargo de fim de festa, mas a leveza de ter aproveitado minhas férias para ter contato integral com a natureza. Eu nela e ela em mim. Vesti-me de natureza. Abandonei o figurino formal ou informal dos homens e, pela primeira vez, fui natureza. Isto basta.
As escolhas são dos homens. Posso ficar com as duas. Não me esquecerei jamais do pôr-do-sol, das ilhas sozinhas, sozinhas, das montanhas unidas se levantando uma mais alto do que a outra, mas sem competição. Ali, quietas abraçando os mares, os lagos, as baías, as cidades e tudo o mais.

  

Agora é momento final, de despedidas. Não foi com lágrimas nos olhos, mas agradecendo, agradecendo. O anoitecer foi no Restaurante Oceano Pacífico.







Pra finalizar mesmo, as palavras do poeta Pablo Neruda:
Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho. Pablo Neruda


Vamos para o nosso ninho. Pretendo ser mais pinheiro, arbusto, ramo ou relva e dar alegria aos caminhantes sem tantas exigências e escolhas.

Hasta la vista!

Um comentário:

  1. "Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina/Sê um arbusto no vale/mas sê o melhor arbusto à margem do regato./ Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore". Nerruda. E vc, Regina, foi cada elemento da natureza e partilhou com ela a vida. Estava impregnada do Amor que transcende além das aparências. A natureza, o humano e a essência numa cooperação universal. Lindo! Bjs.

    ResponderExcluir